Você é um empreendedor e pretende abrir um negócio? Já encontrou vários imóveis e não sabe como avaliar um ponto comercial? Então, separamos algumas dicas para você!
Como empreendedor, muito provavelmente, você já sabe que não basta montar uma loja e abrir as portas. Mais do que se estabelecer em um local, ainda é preciso investir tempo e esforços até os primeiros clientes chegarem. Ao abrir qualquer negócio, são necessárias ações de marketing, divulgação e outras estratégias até que o empreendimento se torne conhecido pela clientela. E isso, naturalmente, tem um valor!
O ponto comercial, portanto, nada mais é do que o reconhecimento de um negócio pela clientela, devido à localidade em que ele se encontra. Assim, quando um negócio é estabelecido em um imóvel alugado, o ponto comercial pertence aquele que explora a atividade comercial, mas não ao locador do imóvel. O valor econômico aqui é relativo ao valor do negócio, mas não do imóvel.
Encontrar um bom ponto comercial dispensa mais investimentos com ações de marketing e é uma boa estratégia para quem quer lucrar mais rápido. Além disso, ele é um ativo que pode ser explorado pelo próprio empreendedor posteriormente. Para saber como avaliar um ponto comercial, vale a pena conferir!
Índice
Como explicamos, quem detém o ponto comercial é o próprio comerciante, que não se confunde necessariamente com o proprietário do imóvel. Por isso, antes de adquirir o ponto comercial, é fundamental compreender algumas questões.
O comerciante pode transferir o ponto comercial a terceiros, mediante a celebração de um contrato de compra e venda. No contrato, além das cláusulas comuns a esse tipo de operação, deve existir uma descrição do ponto e de todos os bens que serão transferidos com ele.
Antes de realizar a compra, o empreendedor deve verificar a regularidade do ponto comercial. Quem passa o ponto é obrigado a prestar todas as informações necessárias para o desenvolvimento da atividade econômica no local, tais como o público presente, infraestrutura próxima, entre outros.
Além disso, o vendedor deve apresentar ao interessado todas as certidões negativas atestando que o imóvel está livre de qualquer ônus. É importante destacar que, caso o valor da venda seja superior a 30 salários mínimos, é necessário formalizar a transação por meio de escritura pública.
A consulta de um advogado especializado para a avaliação do ponto comercial, bem como, para a elaboração do contrato pode fazer toda a diferença, evitando dor de cabeça no futuro.
A Lei do inquilinato é clara ao estabelecer que um ponto comercial só pode ser assim considerado quando existe a exploração de uma determinada atividade econômica, de forma ininterrupta, por um determinado tempo.
Por este motivo, o valor do ponto comercial também está atrelado a atividade que ali é explorada. De nada adianta comprar um ponto comercial para estabelecer outra atividade. Isso, para o empreendedor, costuma gerar mais custos do que vantagem. Assim, antes de adquirir o ponto, avalie se ele é adequado para o seu negócio ou não. Nem sempre essa análise é objetiva, mas, ela deve ser levada em conta.
Ao avaliar um ponto comercial, verifique se todas as licenças e autorizações do imóvel estão válidas e em dia. Habite-se, Alvará de Funcionamento e Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros são licenças que todo imóvel comercial deve ter. A ausência desse tipo de documentação pode gerar uma série de sanções, como a suspensão das atividades, por exemplo.
Por isso, antes de adquirir o ponto comercial esse é um aspecto bastante importante e que não deve ser deixado de fora. Para avaliar as licenças ou mesmo ter um suporte especializado antes da compra, consulte um advogado especializado que pode ajudar no processo de tomada de decisão, bem como, na confecção do contrato.
Outro aspecto importante na hora de avaliar o ponto comercial é a concorrência. Antes mesmo de fechar o negócio, faça uma pesquisa pelo bairro e identifique se nas proximidades existem concorrentes. Quanto mais exclusivo for o seu negócio naquela localidade, mais valioso torna-se o ponto comercial para você. Por isso, é preciso gastar um tempinho verificando a vizinhança e o comércio local.
Tanto a concorrência direta quanto a concorrência indireta devem ser levadas em conta na hora de avaliar um ponto comercial. Afinal, enquanto a concorrência direta pode ser prejudicial, a concorrência indireta pode beneficiar um negócio.
Para ficar mais claro, vamos ao exemplo prático. Imagine que você vai abrir um restaurante de comida mexicana, por exemplo. Ter outros restaurantes na região, é uma vantagem, afinal, clientes que estão em busca de comida podem descobrir seu restaurante, simplesmente porque foram comer em outro estabelecimento. Já a concorrência direta, pode ser problema. Afinal, além de bons pratos, preços e marketing precisam ser bem pensados.
Muitos empreendedores pensam em abrir uma loja em shopping, mas se assustam com os valores do ponto e taxas. Naturalmente, o ponto comercial de shopping é bem mais caro, pois além da localidade, a infraestrutura faz toda a diferença.
Ao avaliar um ponto comercial, considere a infraestrutura de região. Existe estacionamento? É uma área considerada segura? Existe transporte público acessível no local? Áreas se lazer? Todos esses detalhes contam e valorizam o ponto comercial. Portanto, esse é outro aspecto que não deve ficar de fora na hora de avaliar o ponto comercial.
Antes de assumir o ponto, avalie com cautela se existe qualquer tipo de custo de ocupação. Em outras palavras, verifique o estado do imóvel e a necessidade de se realizar reformas para a instalação do seu negócio.
O ideal é fazer um orçamento preciso, com profissionais especializados como engenheiros e arquitetos, por exemplo. Caso o custo de ocupação seja demasiado alto, esse tipo de valor pode entrar na negociação do contrato de compra e venda do ponto comercial.
Embora a placa de “passo o ponto” seja muito comum, a compra de um ponto comercial exige cautela. Avaliar um ponto comercial é fundamental antes de fechar o contrato de compra e venda e um suporte jurídico pode fazer toda a diferença antes, durante e após o fechamento do negócio.
Tem dúvidas sobre como avaliar um ponto comercial? Entre em contato e saiba mais!