A partir da decisão de abrir uma empresa, responsabilidades, desafios e contratempos podem vir à tona. Manter um negócio funcionando bem depende de muitos fatores e é nesse contexto que surgem as dificuldades de se manter um planejamento financeiro, por isso, contar com uma consultoria financeira torna-se extremamente necessário.
Esse serviço realiza a avaliação e a organização das finanças de um empreendimento, além de fornecer orientações sobre possíveis investimentos.
Diante disso, entender o que é uma consultoria financeira, como ela funciona e quais são as suas vantagens, farão com que a sua empresa tenha maiores chances de rentabilidade.
Neste post vamos te ajudar a compreender melhor esse serviço. Continue a leitura.
Um consultor financeiro é o responsável por fazer um diagnóstico preciso no fluxo de caixa de uma empresa, indicar a melhor forma de administrar as finanças, além de analisar os riscos, para que os recursos sejam otimizados e os melhores investimentos sejam feitos.
Esse serviço deve ser feito por um profissional qualificado, com amplos conhecimentos do mercado financeiro. Esse profissional também deve conhecer o mercado de investimentos, para indicar quais as opções mais rentáveis para determinado negócio.
Muitos empresários acreditam que uma consultoria financeira é destinada apenas às empresas que estejam passando por sérios problemas financeiros. Porém, a verdade é que empresas cautelosas apostam nesse serviço para prevenir eventuais problemas e agir antes que uma crise aconteça.
Lembre-se do ditado popular de que sempre “é melhor prevenir do que remediar”.
Uma consultoria financeira se inicia com uma reunião de alinhamento entre o cliente e o consultor. Nesta primeira conversa é possível identificar quais são os principais objetivos e necessidades da empresa a curto, médio e longo prazos.
A partir disso, será feito um diagnóstico profundo do fluxo de caixa, em que será possível identificar os gargalos existentes ou que estão em vias de acontecer e, assim, verificar as melhores soluções.
Com todas essas informações em mãos, será elaborada uma estratégia que atenda os objetivos do cliente, melhorando a administração dos recursos e, consequentemente, aumentando a rentabilidade do negócio.
Com uma estratégia definida, o consultor também será capaz de avaliar quais investimentos são interessantes para determinado negócio, levando em consideração as principais vantagens e riscos.
O serviço de consultoria financeira pode trazer muitas vantagens para a gestão das finanças de uma empresa. Abaixo, separamos três das principais:
O papel do consultor financeiro é encontrar soluções que beneficiem o cliente, levando em consideração os seus objetivos e necessidades, sempre de maneira realista e clara.
Todas as movimentações financeiras da empresa são analisadas, possibilitando um diagnóstico preciso. Por isso, torna-se possível organizar o fluxo de caixa de forma que todas as entradas e saídas sejam controladas.
A partir do controle total de todos os gastos de uma empresa, o consultor conseguirá identificar maneiras inteligentes para reduzir os custos e aumentar a lucratividade.
Como vimos, investir em uma consultoria financeira pode trazer muitos benefícios para uma organização, possibilitando uma melhor gestão de recursos e auxiliando no crescimento do negócio de forma saudável.
Organizar as finanças de um negócio nunca é tarefa fácil e fazer isso sem o suporte de profissionais capacitados pode acabar trazendo mais problemas, ao invés de solucioná-los. Assim, investir em uma consultoria é uma das melhores alternativas, mesmo que a empresa não esteja passando por dificuldades financeiras.
Se você ainda tem dúvidas sobre se contratar uma consultoria financeira será benéfico para o seu negócio, entre em contato conosco clicando aqui. Nós, da Leopoldo Nascimento Advogados, contamos com uma equipe especializada para te ajudar com todas as questões financeiras da sua empresa!