Muitos empreendedores acreditam que uma consultoria jurídica demanda um alto investimento e acabam postergando a contratação de um advogado especializado. Porém, o que muitos não sabem é que tanto o desgaste, quanto os custos de um processo na Justiça podem ser bem mais altos.
A aplicação de uma sanção administrativa pode causar inúmeros danos para a sua empresa. Imagine, por exemplo, ter as atividades do seu negócio suspensa, simplesmente porque você deixou de cumprir uma lei que sequer sabia que existia. Situações como esta ocorrem diariamente. Afinal, leis são editadas todos os dias e se o empreendedor não se preocupa em adequar seu negócio, ele acaba assumindo diversos riscos que muitas vezes não imagina que poderiam existir.
Hoje, mais e mais empreendedores estão conscientes da importância de uma consultoria jurídica. Com o desenvolvimento da tecnologia, hoje qualquer empreendedor pode obter uma assessoria completa com muito mais agilidade e menor custo. Para saber como funciona a consultoria jurídica e porque sua empresa deve investir em uma, vale a pena conferir!
Índice
Contar com um suporte jurídico preventivo é o primeiro passo para evitar problemas relacionados ao futuro da sua empresa. Qualquer negócio possui questões jurídicas
relacionadas à contratos, questões trabalhistas, societárias, tributárias, entre outras. O descumprimento ou mesmo o desconhecimento da legislação, pode gerar processos na Justiça, além da aplicação de multas e sanções pelos órgãos fiscalizadores.
Assim, é essencial contar com um suporte jurídico especializado em Direito Empresarial, que possa orientar as melhores práticas para o seu negócio, evitando processos e desgastes futuros.
Muitos empreendedores, especialmente donos de pequenos negócios e startups possuem ressalvas na hora de contratar esse tipo de serviço. Como os pequenos negócios, em geral, contam com um orçamento mais enxuto, para muitos vale mais a pena correr o risco de ter problemas no futuro, do que pagar para remediar agora.
Em geral, os serviços de consultoria jurídica podem ser feitos por meio de um contrato mensal, sem um número de horas delimitado para atender a sua empresa. Ou ainda, é possível contratar um número determinado de horas, para a orientação de questões jurídicas mais pontuais.
Com a tecnologia, o empreendedor pode ser atendido por um advogado especializado usando meios como o Zoom, Hangouts, Skype, e-mail ou WhatsApp. Com essas ferramentas, o empreendedor pode ter acesso fácil e rápido às informações que precisa, sem que haja a necessidade de deslocamentos ou mesmo reuniões demoradas que acabam prejudicando a agenda.
Vale destacar que, com a internet, o empreendedor também tem mais mobilidade na hora da contratação, afinal, ele pode obter a assessoria do advogado sem perder tempo se deslocando até o escritório. Adicionalmente, os melhores escritórios oferecem aos seus clientes acesso à dados e informações relevantes a qualquer momento, já que muitos deles ficam armazenados em um sistema de nuvem, facilitando o acesso.
A prestação de serviços também é muito mais ágil, já que as ferramentas online possibilitam o contato direto e facilitam o dia a dia tanto do advogado quanto do empresário. Além de tirar dúvidas pontuais, como explicamos, o empreendedor também pode ter acesso à dados e informações relevantes que ficam armazenados na nuvem e podem ser consultados a qualquer momento.
A internet também vem se transformando em um ambiente cada vez mais seguro. Com a realidade dos processos eletrônicos e da certificação digital, o advogado já sabe que a transmissão de dados e informações de caráter sigiloso já dispõem de tecnologias específicas que impedem o acesso irregular de terceiros ou mesmo a invasão de hackers.
Com a consultoria jurídica não existem mais limites territoriais. Por isso, você pode ter acesso aos melhores profissionais, mesmo que eles não tenham escritórios na localidade da sede da sua empresa.
Com as ferramentas disponíveis como Skype, plataformas de dados, e-mails não existe mais os custos de impressão, telefone, entre outros que são comumente agregados aos serviços jurídicos. Isso, naturalmente, implica na redução global dos custos dos serviços, trazendo assim mais economia para o empresário.
Já tratamos aqui sobre os diversos benefícios da consultoria jurídica, mas não custa ressaltar os benefícios desse serviço, especialmente no dia a dia dos pequenos empreendedores.
Primeiramente, esse tipo de serviço minimiza uma série de riscos inerentes a atividade da empresa. Todo negócio está sujeito a um ambiente regulatório, por isso, toda empresa precisa cumprir com a legislação e ficar atenta as suas mudanças. Com uma consultoria jurídica, o empreendedor evita sanções e problemas na Justiça decorrentes do descumprimento da lei.
Outra vantagem diz respeito ao processo de tomada de decisões. Todos os dias empreendedores precisam tomar decisões estratégicas para o seu negócio. Porém, muitos não consideram a legislação e as variáveis jurídicas que podem impactar de forma significativa sua empresa. Com uma consultoria jurídica, o empreendedor tem mais elementos para decidir de forma estratégica,sem colocar seu negócio em risco.
Com um bom suporte jurídico preventivo, o empresário também tem a vantagem de gastar menos com honorários advocatícios. Como explicamos, manter um processo na Justiça é mais custoso e gera muito mais desgastes. Por isso, com um boa consultoria ele minimiza o risco de processos administrativos e judiciais economizando assim nos honorários.
Hoje existe uma tendência não apenas no escritório, como também no Judiciário de trazer mais agilidade para as questões jurídicas através da tecnologia. Por meio do processo eletrônico e da consultoria jurídica online, o objetivo é garantir mais celeridade e mais acessibilidade aos serviços jurídicos e demandas judiciais.
Durante muito tempo os honorários de um advogado representavam altos custos para muitos empresários, fazendo com que evitassem ao máximo o contato com esse profissional até que os problemas efetivamente começassem a ocorrer.
Porém, assim como em qualquer esfera, sempre é melhor prevenir do que remediar. Em termos do dia a dia da empresa, isso significa economia de custos e menos dor de cabeça para administradores e empreendedores.
A consultoria jurídica é um excelente investimento para negócios que, apesar do orçamento enxuto, querem se posicionar de forma assertiva e segura, sem correr riscos desnecessários no futuro.
Muitos empreendedores têm dúvida sobre qual o melhor momento para investir nesse tipo de serviço. A maioria, infelizmente, prefere remediar em vez de prevenir. Já falamos nesse post aqui sobre o momento ideal para se investir em uma consultoria jurídica, porém a verdade é que quanto mais cedo o empreendedor se preocupar com a regularidade do seu negócio,menos riscos ele assume no futuro.
Você precisa de uma boa consultoria jurídica para o seu negócio? Entre em contato e saiba mais!