Uma consultoria jurídica empresarial tem como principal objetivo oferecer um suporte completo para a empresa com relação a todas as suas questões jurídicas. No dia a dia, todo negócio tem uma série de atividades que precisam ser realizadas de acordo com a legislação. Por isso, contar com uma orientação de um advogado pode ser um grande diferencial para evitar problemas com funcionários, fornecedores, clientes, além de claro, órgãos do Poder Público e o Judiciário.
A maioria dos empreendedores pensa em contratar um escritório de advocacia quando é notificado para responder um processo. Porém, a atuação pode ser muito mais interessante e menos custosa para o seu negócio.
Para saber mais quando contratar uma consultoria jurídica empresarial, não deixe de conferir!
Índice
Contratos fazem parte do dia a dia de qualquer negócio. Afinal, para celebrar parcerias, adquirir insumos de fornecedores e serviços de terceiros, é essencial ter esse tipo de documento.
Mais do formalizar o relacionamento da empresa com terceiros, os contratos são documentos estratégicos que servem para proteger a empresa e evitar danos ao negócio.
Hoje, o que não faltam são modelos de contratos pela internet. Mas, será que eles oferecem segurança as partes? Contas com uma consultoria jurídica empresarial é a melhor forma de ter contratos que oferecem segurança e, de fato, são capazes de blindar seu negócio. Embora sempre existam cláusulas que são comuns, cada negócio tem suas particularidades e, quando elas não fazem parte do contrato, isso pode acabar prejudicando a empresa quando os conflitos surgem.
Os ônus trabalhistas costumam ser dos mais altos para qualquer empresa. Por isso, antes de demitir ou contratar um funcionário, é essencial conhecer a legislação.
Hoje no Brasil, as empresas lidam com uma grande diversidade de normas trabalhistas. Além disso, a contratação via CLT conta com uma série de encargos que devem ser pagos pela empresa sob pena de sanções, multas e até ações na Justiça.
Contar com consultoria jurídica empresarial é, sem dúvida, uma das formas mais seguras de contratar e demitir, sem onerar a empresa excessivamente. Para evitar problemas com funcionários, um suporte adequado dá ao empreendedor clareza sobre quais são os limites da sua atuação e como as relações de trabalho devem ser conduzidas de forma saudável e sem ferir a lei.
O Brasil conta com uma pesada carga tributária para as empresas. Com tantos impostos, taxas contribuições e obrigações, as empresas enfrentam um grande desafio quando se trata da gestão tributária. Além disso, a legislação é complexa e, frequentemente, são editadas novas normas que criam ou alteram obrigações para as empresas.
Por conta disso, uma consultoria jurídica empresarial deixou de ser apenas uma questão estratégica, para se tornar uma necessidade para as empresas. Além de solucionar dúvidas relativas ao recolhimento de impostos, os serviços prestados por um escritório especializado podem otimizar a carga tributária e evitar multas e sanções.
Nem todas as empresas contam com um enquadramento tributário adequado e muitas recolhem impostos que não são necessários. Assim, contar com uma análise de um especialista pode fazer toda diferença, especialmente no orçamento.
Hoje muitas empresas estão contratando uma consultoria jurídica tributária com o objetivo de otimizar a carga de impostos, além de claro, adequar a atuação da empresa evitando as pesadas sanções do Fisco. Sem dúvida, contar com esse tipo de serviço é um diferencial, especialmente para quem está em busca de saúde financeira para o seu negócio.
O Código de Defesa do Consumidor foi editado em 1990 e desde lá as empresas devem adotar uma série de práticas para não ferir a legislação. Segundo o CDC, a responsabilidade pela reparação de danos ao consumidor é objetiva. Isso quer dizer que, se a empresa causar qualquer dano ou prejuízo ao consumidor, independentemente da intenção, ela deve amparar o consumidor.
A proibição da venda casada, o ressarcimento em dobro no caso de cobrança indevida e até o direito de desistir de produtos ou serviços são regras que foram trazidas pelo CDC e devem ser observadas pelas empresas.
Hoje, infelizmente, muitos empreendedores desconhecem o CDC e acabam desrespeitando a legislação. Isso, naturalmente, gera uma série de transtornos como processos no Procon, notificações do Ministério Público e até processos na Justiça.
Uma consultoria jurídica especializada pode orientar a empresa a criar boas práticas e evitar todo tipo de autuação. Com esse tipo de suporte, o empreendedor pode agir com mais segurança, evitando problemas com o consumidor. Independentemente do tamanho do seu negócio, uma boa consultoria pode ajudar você a evitar dores de cabeça no futuro, seja com consumidores, seja com fornecedores.
Toda empresa corre o risco de ter um processo judicial ajuizado contra si. Porém, quando a empresa realiza uma assessoria jurídica preventiva, esses riscos são bastante minimizados. Uma consultoria jurídica empresarial, além de oferecer suporte jurídico e orientar a empresa, tem como finalidade minimizar o risco de ações judiciais e sanções de órgãos administrativos.
Empresas que querem se proteger e evitar esse tipo de risco, devem investir nesse tipo de serviço, evitando assim todos os transtornos e gastos que problemas jurídicos podem trazer para o seu negócio.
Durante um bom tempo, a maioria dos empreendedores tomava decisões apenas com base no financeiro da empresa. Porém, existem uma série de fatores que impactam um negócio e vão além dos números.
Hoje, diversos empreendedores já sabem que o processo de tomada de decisões nem sempre é simples e uma série de variáveis devem ser consideradas. Uma dessas variáveis é justamente a legislação e as obrigações legais da empresa. Somente quando o empreendedor conhece os limites da lei e de que forma sua empresa pode agir, que as duas decisões podem ser tomadas com segurança.
Através de uma consultoria jurídica empresarial, o empreendedor tem o suporte e a orientação de um advogado especialista, o que torna suas decisões mais estratégicas e menos arriscadas em diferentes contextos.
Você tem dúvidas sobre como uma consultoria jurídica empresarial pode contribuir para o seu negócio? Entre em contato e saiba mais!