É comum que muitos empreendedores acreditem que, para contratar uma consultoria jurídica para suas empresas, é preciso um alto investimento. Por esse motivo, acabam postergando essa contratação.
O que muitos não sabem, é que a longo prazo, essa “economia” pode acabar virando um grande prejuízo, afinal, os custos de um processo acabam saindo bem mais altos, além de gerar inúmeros riscos para um negócio.
Você não quer passar por isso, não é mesmo?
Se você tem dúvidas se uma consultoria jurídica é o que a sua empresa precisa neste momento, continue a leitura e saiba mais como ela pode te ajudar e qual é a hora certa para investir em uma.
A consultoria jurídica está disposta na Lei nº 8.906/94 e se trata da atuação de um profissional ou equipe para aconselhamento e direcionamento de empresas frente tanto a situações de problemas como de melhores práticas para agir de forma preventiva.
O objetivo principal é garantir que o empreendedor atue em conformidade com a lei e adote as soluções mais adequadas para a evolução do negócio.
Com a ajuda da tecnologia, os serviços de uma consultoria podem ser realizados de forma remota, através de ferramentas que facilitam o acesso a informações e também possibilitam o contato direto entre o empresário e o advogado.
É muito comum que o trabalho de uma consultoria jurídica só seja procurado quando não é mais possível adiar ou fugir de um problema grave, que poderia ter sido facilmente evitado com o acompanhamento de um consultor.
Se você ainda tem dúvidas se deve contratar esse profissional para te auxiliar, confira abaixo 8 benefícios principais desse serviço:
1. Para prevenir problemas com clientes e fornecedores
A consultoria jurídica pode auxiliar a empresa a evitar problemas futuros em geral. Sejam eles com clientes, fornecedores, colaboradores e até mesmo concorrentes.
Com uma análise completa das áreas do negócio que mais costumam ter dificuldades, é possível identificar os gargalos e ajustar os processos para que os problemas não ocorram.
2. Elaboração, revisão e análise de contratos
Os contratos são documentos fundamentais em qualquer negócio, afinal, eles servem para proteger as partes envolvidas, evitar problemas futuros e até mesmo para trazer transparência para as ações.
Por isso, é de extrema importância que eles sejam realizados por profissionais capacitados.
Um consultor jurídico fica responsável por elaborar, revisar e analisar contratos, a fim de resguardar os interesses da empresa.
Você provavelmente já notou que existem muitos contratos prontos na internet.
Eles podem sim servir de apoio em algumas situações, mas nem sempre eles são suficientes para suprir as necessidades específicas de um negócio, podendo gerar grandes problemas futuramente.
3. Tomada de decisões que impactam diretamente o negócio
Outra vantagem desse serviço diz respeito ao processo de tomada de decisões.
Todos os dias, empresários precisam tomar decisões estratégicas que podem impactar diretamente a empresa e fazer isso com o apoio de um consultor que conheça a legislação a fundo para não colocar o negócio em risco pode ser a melhor escolha.
4. Reestruturação da empresa
No momento de reestruturação de uma empresa, um planejamento ineficiente pode levar ao fechamento das portas.
Com uma consultoria jurídica, o empreendedor poderá tomar decisões mais seguras na hora de realizar mudanças no negócio, como contratar colaboradores, trocar fornecedores, expandir a empresa etc.
5. Auditorias internas
Um consultor também pode realizar auditorias internas jurídicas, com base em seus conhecimentos de direito trabalhista, civil e tributário.
Assim, os assuntos internos da empresa são organizados de forma preventiva para dar mais segurança à organização.
6. Suporte em questões trabalhistas
Em algumas situações em que não foi possível resolver de forma preventiva, podem surgir problemas jurídicos, como questões trabalhistas.
Com a atuação de um consultor, a defesa pode ser elaborada de forma mais eficaz, pois além de conhecimento da legislação, o profissional terá um profundo conhecimento sobre a empresa.
7. Implementação de regras de compliance
Um dos pontos principais de uma gestão de compliance compreende a definição de regras.
Essas regras especificam as normas e procedimentos que precisam ser seguidos em cada uma das políticas de compliance do negócio.
O consultor atua para ajudar na definição e implementação dessas regras, ajudando a empresa a reduzir significativamente os riscos e criando um ambiente de trabalho mais saudável.
8. Identificação de pontos de melhoria na empresa
A consultoria jurídica também propicia a identificação de pontos de melhoria na empresa. Por melhor que seja a organização do seu negócio, sempre é possível melhorar.
Por exemplo, o consultor pode contribuir para a saúde financeira da empresa através de uma análise do planejamento tributário.
Muitos empreendedores acabam ficando em dúvida sobre o momento ideal para investir em uma consultoria jurídica e, ao optar por esperar, acabam assumindo muitos riscos desnecessários para o seu negócio.
Se você não quer lidar com ameaças no futuro e deseja agir de forma assertiva o quanto antes, saiba que você pode contar com a Leopoldo Nascimento Advogados.
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas do Direito, com experiência na atuação resolutiva de questões urgentes e na prevenção com análise de riscos.
Não deixe o seu sucesso para depois. Comece hoje mesmo uma consultoria jurídica conosco. Entre em contato, clicando aqui.