Quando contratar um especialista em Direito empresarial?


Advogados Associados

Pagar impostos, contratar funcionários ou se relacionar com fornecedores. Atividades que são comuns a qualquer empresa sempre envolvem questões jurídicas. Mesmo assim, a maioria dos empresários e empreendedores acredita que contratar um especialista em Direito empresarial só é necessário quando existe algum processo na Justiça.

Embora sim, a representação de um advogado seja necessária em caso de ações judiciais, contratar um especialista em Direito empresarial de forma preventiva pode evitar processos, além de sanções decorrentes do descumprimento da legislação. Muitos empresários não sabem que a atuação preventiva pode minimizar riscos e prejuízos que até superam os custos de uma ação judicial.

Para saber em quais momentos contratar um especialista em Direito empresarial e como isso pode representar um diferencial para o seu negócio, não deixe de conferir!

O que faz um especialista em Direito empresarial?

Mais do que saber o momento, é importante conhecer de que maneira um especialista em Direito empresarial pode auxiliar um negócio. Esse profissional pode orientar a empresa de diversas maneiras, oferecendo suporte para a formalização e análise de contratos empresariais, regularização de atos na Junta Comercial, recuperação de créditos não pagos, planejamento tributário, relações com funcionários, parceiros e fornecedores, entre outros. Mais do que atuar no contencioso, ou seja, no ajuizamento de processos ou na defesa da empresa, um advogado especialista em Direito empresarial oferece orientação e suporte jurídico em diversos campos, auxiliando na criação de boas práticas na empresa.   

Afinal, qual o melhor momento para contratar um especialista em Direito empresarial?

Um bom suporte jurídico pode poupar o empresário de muita dor de cabeça. Por isso, contar com um suporte especializado é recomendável independentemente do momento do negócio. Seja quando a empresa está surgindo, seja quando já tem suas atividades consolidadas, a contratação de um especialista pode evitar uma série de problemas que muitos empreendedores sequer imaginam por desconhecerem as leis. Abaixo vamos citar alguns exemplos onde a orientação profissional pode representar um diferencial.

1. Do início de um negócio ao dia a dia da empresa

Contratar um especialista em Direito empresarial somente quando os problemas surgem é um equívoco cometido pela maioria dos empresários. Isso porque a contratação de um profissional pode fazer diferença tanto no início de um negócio, quanto no seu desenvolvimento.

Através de um bom suporte jurídico, o empresário terá condições de optar pelo melhor modelo societário ou pelo regime tributário mais adequado, por exemplo. Além de ajudar na escolha do tipo de empresa ideal, um bom especialista em Direito empresarial pode elaborar um contrato social estratégico, capaz de minimizar o risco de briga entre os sócios e outros problemas.

Quando se trata de impostos, boa parte dos empresários já sabe que a carga tributária brasileira é alta. Portanto, contar com orientações estratégicas gera economia de impostos, sem que isso configure qualquer infração.

Contratar um especialista em Direito empresarial também é vantajoso para a gestão de pessoas. Isso porque o profissional pode oferecer orientações legais relevantes e que são capazes de minimizar questões trabalhistas no futuro.

Por fim, contratar um especialista em Direito empresarial também pode ser um diferencial na elaboração de contratos. Graças ao conhecimento da lei, um bom profissional é capaz de elaborar contratos claros, detalhados e que serão efetivamente capazes de proteger a empresa de eventuais problemas com fornecedores e consumidores.

2. Leis que mudam e problemas que surgem

A maioria dos empresários não sabe, mas o Brasil conta com um cenário regulatório bastante complexo. Em outras palavras, além de leis e decretos, existem inúmeras instruções normativas e outros tipos de normas que influenciam na atividade de qualquer empresa. Além disso, essas normas podem se alterar, fazendo com que a empresa necessite mudar algumas práticas e rotinas para se adequar à nova legislação.

Toda empresa deve estar atualizada com relação às leis e normas que regulamentam seu setor de atuação. Muitas vezes, deixar de adotar medidas simples previstas em lei significa arcar com multas que podem trazer grandes prejuízos. Isso sem mencionar que, em alguns casos, as atividades da empresa podem ficar suspensas em razão da prática de infrações. Interromper as atividades pode ser extremamente danoso e muitas vezes até mais prejudicial do que o ajuizamento de um processo.

O suporte de um especialista em Direito empresarial é a melhor maneira de alinhar as rotinas de um negócio ao cumprimento da legislação, evitando assim sanções que são bastante negativas para qualquer empresa.

3. Decisões mais estratégicas

A contratação de um especialista em Direito empresarial, além de ser algo preventivo, é também uma ação estratégica para qualquer negócio. Isso porque esse profissional pode oferecer dados e elementos que serão um diferencial no processo de tomada de decisões.

Hoje a maioria dos empresários toma decisões com base no financeiro. Porém, conhecer os limites da legislação e até a legalidade das decisões é uma questão que pode evitar uma série de problemas futuros e proteger a empresa de eventuais prejuízos.

Apenas para ficar mais claro, tomar a decisão de cortar funcionários sem conhecer os ônus trabalhistas, por exemplo, pode custar caro e gerar muita dor de cabeça com processos no futuro.

Cada vez mais, a cultura de remediar vem dando espaço a prevenção de problemas jurídicos. Grandes empresas já sabem que processos na Justiça consomem tempo e recursos preciosos que podem ser usados para o desenvolvimento do negócio. Não por outra razão, mais e mais empresas vem buscando orientação e suporte adequado para que as rotinas estejam sempre adequadas à legislação e suas mudanças. Isso evita problemas no futuro e garante que a empresa atue com menos riscos e mais segurança.  

Você já pensou em contratar um especialista em Direito empresarial para o seu negócio? Entre em contato e saiba mais!



Publicações Relacionadas

×