O que buscar em um escritório de direito empresarial?


Advogados Associados

Existem inúmeros escritórios de advocacia no mercado. Porém, na hora de contratar um bom escritório de Direito Empresarial para o seu negócio, qual escolher? Muitos empresários e empreendedores têm exatamente essa mesma dúvida: quais critérios analisar e como ter a certeza de que contratou o escritório e os profissionais certos?

Mais do que indicações e confiança, é fundamental avaliar alguns aspectos antes de assinar o contrato de honorários. No post de hoje vamos compartilhar alguns pontos de atenção que devem ser levados em conta na hora de buscar um escritório de direito empresarial para o seu negócio. Para saber mais, não deixe de conferir!

  1. Confira as especialidades do escritório de Direito empresarial
  2. Entenda os diferenciais
  3. Verifique a experiência e os cases de sucesso do escritório
  4. Conheça o advogado, marque uma reunião e analise se a proposta se adequa aos seus interesses
  5. Avalie a estrutura do escritório de Direito empresarial

Confira as especialidades do escritório de Direito empresarial

O Direito empresarial é um ramo do Direito que regulamenta tanto as atividades empresariais como as atividades do próprio empresário. A principal lei que rege o Direito empresarial é o Código Civil, que conta com um capítulo específico regulamentando as atividades das sociedades empresárias. Porém, esse ramo do Direito também dialoga com diversos outros, como o Direito Trabalhista, Tributário, Consumidor, Previdenciário entre outros.

Na prática, o Direito empresarial é complexo pois exige diferentes conhecimentos jurídicos aplicados à realidade da empresa. Assim, antes de contratar um bom escritório de Direito empresarial cheque antes se ele possui especialistas de diversos ramos e essas áreas de atuação vão ao encontro às necessidades do seu negócio.

Entenda os diferenciais

Assim como ocorre em qualquer mercado, na advocacia cada escritório conta com um diferencial. Uns oferecem honorários mais acessíveis, outros contam com profissionais altamente qualificados, uns investem em um atendimento de excelência, outros apostam na estrutura mais robusta e tecnológica. Enfim, existem diversas formas de explorar um diferencial para se posicionar no mercado.

Antes de escolher um escritório de Direito empresarial não existe uma receita. É preciso conversar com diferentes advogados e visitar diferentes escritórios antes de tomar uma decisão. O empreendedor também precisa ter clareza daquilo que ele precisa, para então avaliar quais são as opções e os diferenciais disponíveis no mercado que mais atendem as suas necessidades.

Verifique a experiência e os cases de sucesso do escritório

Experiência na advocacia conta e conta bastante! Afinal, somente profissionais e escritórios que atuam há mais tempo no mercado são capazes de oferecer ao cliente análises mais ricas sobre o seu caso, além de claro, soluções mais estratégicas.

Escritórios com maior experiência também possuem mais cases de sucesso, o que garante mais segurança ao cliente na hora de contratar. O mercado jurídico é bastante dinâmico e, justamente por isso, profissionais e bancas com mais experiência conseguem ter uma análise mais apurada dos casos. Como esses profissionais conhecem os movimentos da advocacia, eles estão mais preparados na hora de oferecer opiniões e orientar o cliente. Por isso, antes de contratar um escritório de Direito empresarial, avalie o tempo de experiência, pergunte sobre os cases de sucesso e analise se o advogado domina o assunto e é capaz de lhe atender e esclarecer sobre a sua experiência.

Conheça o advogado, marque uma reunião e analise se a proposta se adequa aos seus interesses

O contato pessoal é algo bem importante na advocacia empresarial. Afinal, o escritório contratado irá lidar com questões que podem trazer grandes impactos ao seu negócio. Não por outra razão é essencial ter uma relação de confiança e extrema transparência, caso contrário, expectativas e problemas de comunicação podem trazer diversos problemas.

Mesmo que o contato seja feito por vídeo conferência, ele tem uma grande relevância. A pessoalidade é uma questão subjetiva, mas nem por isso, ela deixa de ser válida. Para ter um bom relacionamento com o escritório de Direito empresarial contratado, você precisará conversar com os profissionais, ver o que sente a respeito deles, para então analisar outros fatores técnicos.

Quanto maior a confiança e o cuidado nos relacionamentos, melhores são os resultados de um trabalho jurídico. Por isso, antes de assinar o contrato de honorários, certifique-se que o escritório e os profissionais que você busca são esses mesmos que estão na sua frente. Na dúvida, sempre busque uma segunda opinião e novos escritórios ou profissionais.

Avalie a estrutura do escritório de Direito empresarial

A advocacia é um mercado bastante tradicional. Por isso, não é difícil encontrar escritórios luxuosos, com uma estrutura bastante robusta. Porém, isso vem mudando bastante, afinal, muitas vezes o cliente também paga por esses luxos e nem sempre eles são necessários.

Hoje, escritórios com uma estrutura mais enxuta e uma abordagem mais prática da advocacia estão ganhando espaço no mercado e podem ser uma opção mais interessante para o seu negócio. Principalmente as empresas de pequeno porte não têm condições de arcar com honorários muito pesados. Para esses casos, um escritório mais enxuto e com as demais qualidades que abordamos, podem ser um excelente negócio para a empresa.

Ao analisar o escritório, também avalie quais são os recursos tecnológicos que os advogados utilizam no seu dia a dia. Nem sempre uma estrutura enxuta significa falta de qualificação. Hoje mais e mais escritórios estão trocando o luxo pelos avanços tecnológicos.

Com a variedade presente no mercado, é preciso pesquisar. Mas ter esse contato inicial é primordial para construir uma relação de confiança e sucesso desde o primeiro contato.

Você tem dúvidas sobre como o nosso escritório de Direito empresarial pode lhe ajudar? Entre em contato e saiba mais!



Publicações Relacionadas

×