Registrar corretamente os funcionários traz segurança para a empresa, para o funcionário e, com isso, está se cumprindo a legislação. Simples, né?! Mas nem sempre os empresários pensam assim. E, neste texto, pretendemos mostrar as vantagens para empresa, quando as regras são obedecidas.
O advogado especialista em direito empresarial, Daniel Leopoldo do Nascimento, ressalta que o não registro de funcionários pode acarretar em diversos prejuízos para as empresas. “Quando não acontece o registro da carteira de trabalho do funcionário, a empresa corre um enorme risco de ser multada, além de ter que arcar com indenizações trabalhistas e previdenciárias, o que poderá prejudicar o andamento do negócio”, diz o advogado.
Ele explica ainda, que muitos empresários pensam que registrar um funcionário é tarefa cara e difícil. “É totalmente ao contrário. É por meio do registro na carteira de trabalho que a empresa poderá cobrar deveres e obrigações do funcionário”, ressalta o especialista.
É sempre bom lembrar aos empresários que o funcionário deve ser registrado, mesmo enquanto estiver em período de experiência.
Vale ressaltar ainda, que na carteira de trabalho deve constar todas as informações básicas para que o empregado tenha os direitos e o empregador possa exigir os deveres, como por exemplo, valor do salário, função, registro de férias, carga horária, entre outros.
“Fica claro que o registro correto na carteira de trabalho só traz benefícios ao trabalhador e a empresa. O trabalhador terá garantido os direitos previstos na legislação trabalhista e a empresa cumpre o seu dever e comprova a sua idoneidade”, conclui Daniel Leopoldo do Nascimento.
Caso você empresário tenha dificuldade em saber como registrar ou legalizar os seus funcionários procure um advogado especialista. Ele poderá ajudar!