6 áreas do advogado empresarial


Advogados Associados

O profissional que escolhe ser um advogado empresarial se dedica ao estudo da normatização, regulamentação e aplicação das leis que envolvem tanto pessoas físicas, quanto pessoas jurídicas, presentes e envolvidas nas funções de uma empresa, seja na produção de bens ou serviços que visam lucro.

Quem atua nessa área sabe que precisa dominar o código civil, principalmente, quando se trata do direito de empresa, além de pelo menos outras 6 áreas que fazem parte do direito ou das práticas empresariais.

Continue a leitura e saiba o que faz e quais são as áreas de atuação de um advogado empresarial.

O que faz um advogado empresarial?

O advogado empresarial, geralmente, é responsável pela assessoria de empresas que necessitam de auxílio jurídico judicial ou extrajudicial. Ele acompanha todos os processos relacionados à área e presta orientação aos empresários de forma a contribuir com os planejamentos estratégicos e tributários do negócio, respeitando sempre a legislação vigente.

Além disso, é especialista nos direitos e deveres da empresa e do empresário, está conectado com os sócios e com a concorrência no mercado, por exemplo.

Dessa forma, um advogado empresarial pode usar a advocacia preventiva, como ferramenta de trabalho, pois tem a capacidade de prevenir, reduzir prejuízos, controlar riscos e aumentar lucros para um empresário, dependendo da estratégia desenvolvida e do quão atualizado o advogado está.

No geral, o advogado empresarial precisa vivenciar na prática toda a rotina de uma assessoria jurídica, estando dedicado praticamente em tempo integral, aos problemas do seu cliente/empresa.

 

 

6 áreas do advogado empresarial

Existem algumas áreas nas quais um advogado empresarial pode atuar. A seguir listamos seis delas, que geralmente são as mais indispensáveis em uma empresa.

1. Tributária

Área que trata da tributação e das obrigações relacionadas a ela, como taxas, impostos, multas, etc. O advogado empresarial é responsável pela administração e apuração de todos esses tributos que envolvem a empresa.

2. Consumidor

Área voltada para o direito do consumidor. O advogado empresarial pode atuar na defesa do consumidor, na defesa do fornecedor ou na consultoria jurídica com a prevenção dos casos aconselhando os empresários e fornecedores, sempre visando o melhor acordo para ambas as partes.

3. Trabalhista

Área que impacta diretamente nas rotinas empresariais, tendo em vista a relação entre empregador, empregado e sindicatos.

4. Gestão

Área que possibilita uma visão estratégica no processo de decisão. Defende a empresa de grandes impactos legais ou de alguma conduta, otimiza processos, projetos e diminui os custos da operação por seu conhecimento prévio da legislação e as técnicas de gestão administrativa.

5. Societário

Área que trata sobre as condutas empresariais, investimentos, mercados de capitais e possibilidades legais de enquadramento de empresas em modalidades distintas, bem como as questões que dizem respeito aos sócios e acionistas dessas pessoas jurídicas.

6. Contratual

O profissional dessa área precisa identificar e operar os contratos e suas diferentes dimensões no âmbito privado, nas relações comerciais e civis do ramo empresarial. O advogado empresarial fica responsável pela gestão de contratos, ferramentas e estruturas contratuais, além da negociação e mediação desses contratos para empresas e empresários.

Busque por especialistas e obtenha a segurança que precisa em seu negócio.

Nosso escritório de Direito Empresarial pode ajudar você. 

Entre em contato e fale com a nossa equipe!



Publicações Relacionadas

×