A transferência de um ponto comercial se dá por inúmeros motivos e, para que ela ocorra de acordo com a lei e não provoque problemas futuros, devemos nos atentar ao contrato de compra e venda de ponto comercial.
Para tal, devemos esclarecer que a venda de um ponto comercial pode ou não incluir os móveis, os equipamentos, as mercadorias do local e até os atuais clientes, para que o próximo proprietário tenha todo o necessário para dar andamento ao negócio.
Mas também é possível passar apenas o local físico, caso o próximo dono tenha interesse em abrir outro tipo de estabelecimento. Portanto, fica a critério dos envolvidos.
A seguir, vamos apresentar as obrigações que o vendedor e que o comprador precisam cumprir para dar início a essa transação.
Índice
Para te ajudar, separamos algumas dicas para os interessados em vender ou comprar um ponto comercial.
1ª. Após avaliar todos os prós e contras dessa decisão, procure colocar todos os documentos do estabelecimento em dia, assim, você conseguirá responder todas as perguntas sobre o seu negócio quando um possível comprador questionar. Portanto, reúna o máximo de informações financeiras possível.
2ª. Ao entrar em contato com interessados, destaque os pontos positivos do seu negócio, como localização, clientela, faturamento etc. Essas informações podem ser cruciais para o comprador.
3ª. Procure fazer uma avaliação do imóvel com profissionais do ramo, assim, você evitará vender o seu ponto por preços abusivos ou abaixo do mercado.
4ª. Em caso de ponto alugado, envolva o proprietário na negociação, isso garantirá melhor andamento nos negócios.
5ª. Ao realizar o anúncio, faça uma descrição completa com fotos de qualidade, que mostrem todos os detalhes do seu ponto. Você também deve se atentar aos locais anunciados, para que alcance o público desejado.
1ª. Certifique-se que o local do imóvel seja onde há mais chances de o seu público ideal estar. Observe a visibilidade, a movimentação e a acessibilidade do local.
2ª. Observe os pontos comerciais ao redor para verificar se não há muita concorrência.
3ª. Analise toda a estrutura do local, para garantir que as condições atuais estejam de acordo com o seu objetivo.
4ª. Não compre por impulso, analise outras opções e possibilidades de negociação. Se possível, conte com a ajuda de um advogado especializado que entenda do assunto para evitar erros.
5ª. Faça uma análise minuciosa de todas as condições do contrato para garantir que o custo do imóvel esteja dentro do seu orçamento, considerando o tempo de retorno do seu investimento, gastos com possíveis manutenções etc.
A formalização da venda se dá através de um contrato de compra e venda de ponto comercial, em que há cláusulas de um documento comum de compra e venda, além da descrição completa do ponto e quais bens serão transferidos.
Quem está vendendo também precisa passar todas as informações que o comprador exigir para atestar que o imóvel não está locado a terceiros ou outras questões.
Neste contrato ainda deverá constar dados como: valor, forma de pagamento, penalidade em caso de desobrigações etc. Caso sejam transferidos outros bens relacionados ao comércio, também deverão estar descritos no contrato.
A avaliação de um contrato por um advogado especializado é crucial para a finalização da negociação.
Isso porque, desta forma, o contrato será elaborado dentro da legislação vigente, sem ‘furos’ que possam comprometer as partes envolvidas, além de prevenir problemas futuros em caso de descumprimento de obrigações.
Para auxiliar com um contrato de compra e venda de ponto comercial, a Leopoldo Nascimento Advogados conta com uma equipe profissional qualificada pronta para te ajudar.
Não deixe de nos seguir nas redes sociais, em que conteúdos relacionados ao mundo do Direito são postados, além de dicas, notícias, novidades e mais. Acompanhe-nos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn.