É comum que as empresas passem por transformações ao longo do tempo. E, algumas delas, envolvem a mudança ou a saída definitiva de um ponto comercial.
Por isso, você que é o dono de um ponto e deseja transferi-lo, precisa estar atento a alguns detalhes para evitar dores de cabeça futuras.
Do outro lado, temos empreendedores que procuram por um espaço para dar início a um estabelecimento.
Essa escolha pode ditar o sucesso ou o fracasso de um negócio. Portanto, se você está em busca de um local para começar uma atividade comercial, também precisa considerar alguns pontos.
Seja qual for o seu caso, este artigo é para você.
Nele respondemos as 4 principais dúvidas sobre o assunto para que você entenda os pontos relevantes antes de tomar qualquer decisão. Prossiga com a leitura e aproveite as dicas!
Índice
Em primeiro lugar é preciso entender o que é de fato um ponto comercial.
Basicamente, ele é o lugar físico em que funciona um estabelecimento comercial. Ele se dá pelo reconhecimento do negócio pela clientela devido à sua localidade.
Por essa razão, não é correto dizer que o ponto comercial é apenas a localização da empresa, pois ele também representa a aceitação do público ao espaço.
Mas quando o local é alugado, quem é o dono do ponto comercial?
Essa é uma dúvida comum. Para ficar claro, vamos imaginar uma loja que funciona em um imóvel alugado. Temos o locador (dono do imóvel) e o locatário (dono da loja).
Nesta situação, o ponto comercial pertence ao locador, ou seja, aquele que explora a atividade comercial.
Via de regra, a transferência do ponto comercial se dá pela compra e venda.
É possível fazer a venda apenas do lugar físico, ou também incluir a mobília, os equipamentos e todos os bens que compõem o estabelecimento. Afinal, o novo dono pode ou não seguir no mesmo ramo de atuação do negócio antigo.
Sendo assim, fica a critério do interessado qual será o modo de transferência do local.
Todo esse processo é realizado mediante a celebração de um contrato. Nele, além de cláusulas comuns, deve haver a descrição completa do ponto e dos bens que serão transferidos, valores, forma de pagamento, penalidades para desobrigações, entre outros dados importantes.
Para tudo ocorrer como o esperado, o vendedor do ponto comercial é obrigado a esclarecer todas as informações necessárias para o desenvolvimento da atividade econômica no local.
Antes de assinar um contrato de transferência de ponto comercial, é importante avaliar alguns pontos sobre o local de interesse. Confira-os:
Analisar o contrato
Como explicamos, o dono do ponto comercial pode realizar a sua transferência através de um contrato de compra e venda. Antes de assiná-lo, o comprador deve verificar todas as cláusulas e a regularidade do local.
O vendedor, além de prestar todas as informações, deve apresentar as certidões negativas para atestar que o imóvel está livre de ônus.
O auxílio de um advogado para a elaboração do contrato é fundamental, a fim de garantir que os interesses de ambas as partes estão bem descritos no documento.
Verificar licenças e alvarás
Todas as licenças e autorizações do imóvel devem estar válidas e em dia. Por isso, durante a avaliação de um ponto comercial, atente-se a esses pontos.
A falta de algumas documentações, como um Alvará de Funcionamento, pode gerar até a suspensão das atividades do empreendimento.
Adequação do ponto
A adequação do ponto com a atividade que será exercida é crucial. Afinal, de nada adianta escolher um local em que a estrutura não atenda às suas necessidades, isso só vai gerar mais gastos para adequação, não sendo essa uma escolha inteligente.
Concorrência
Mais uma avaliação essencial, mas que é deixada em segundo plano por muitos empresários.
Faça pesquisas pelo bairro e verifique se não há concorrência próxima. Você também pode se atentar a detalhes como preço, atendimento e cardápio dessas empresas.
Tanto a concorrência direta quanto a concorrência indireta devem ser levadas em conta na hora de avaliar um ponto comercial.
Infraestrutura do ponto comercial e da região
Verifique a infraestrutura do ponto comercial, nem sempre uma boa localização basta para garantir um local atrativo.
Analise também a infraestrutura da região. Aspectos como segurança, facilidade de transporte, iluminação e acessibilidade serão certamente levados em consideração pelo público.
Necessidade de reformas
Considere a necessidade de reformas antes de tomar uma decisão. Todos os custos devem fazer parte do seu orçamento para que nada saia fora do planejado.
O ideal é fazer um orçamento preciso, com profissionais especializados. Em casos de custos elevados, reparos podem fazer parte da negociação do contrato de compra e venda do ponto comercial.
Diante de tantos cuidados para tomar na hora de avaliar um ponto comercial, contar com um suporte especializado pode ser a melhor escolha.
Um advogado poderá te auxiliar durante todo o processo de transferência, para que todas as leis sejam seguidas e não aconteçam problemas futuros em caso de descumprimento do contrato.
Afinal, nem quem está comprando o ponto nem quem está vendendo quer ter dores de cabeça com a transação, não é mesmo?
A Leopoldo Nascimento Advogados conta com uma equipe especializada pronta para te ajudar.
Entre em contato conosco e faça a transferência de ponto comercial de forma segura!