Nem todas as empresas vêm a contratação de um advogado de direito empresarial como um investimento. Para muitas, esse profissional só deve ser consultado quando a empresa é demandada na Justiça. No entanto, o trabalho de uma consultoria jurídica preventiva pode representar uma série de benefícios para diferentes tipos de negócios.
Um advogado de direito empresarial não é apenas capacitado para defender a empresa em processos, ele também pode orientar, oferecer soluções e contribuir para o dia a dia da empresa, evitando assim contratempos com a legislação.
Cada vez mais as empresas têm consciência da importância de uma consultoria jurídica preventiva, já que o custo do contencioso pode ser alto. Para saber mais quais são as soluções que um advogado de direito empresarial pode oferecer para o seu negócio, não deixe de conferir!
Índice
Contratos estão presentes no dia a dia de qualquer negócio. Afinal, todas as empresas precisam contratar funcionários, lidar com fornecedores e consumidores, além de, claro, celebrar parcerias. Por isso, todo negócio precisa de documentos estratégicos, que protejam a empresa e tragam mais transparência para as relações as quais ela participa.
Hoje o que não falta são modelos de contratos pela internet. Por isso, muitos empresários se questionam se vale mesmo a pena pagar os honorários de um advogado para elaborar um documento específico. Um contrato, no entanto, não deve ser encarado como um documento pro forma, mas sim, um documento estratégico que protege os interesse da empresa tanto no presente quanto no futuro. A elaboração de um bom contrato vai muito além da redação de cláusulas. É preciso conhecer a realidade da empresa, o que ela precisa, para então formular um documento que seja capaz de protegê-la de riscos, imprevistos e problemas que podem ocorrer na relação com terceiros.
Demitir funcionários custa caro para uma empresa em diversos sentidos. Além de prejudicar o clima organizacional, a empresa precisa lidar com uma série de encargos previstos na legislação trabalhista. Tanto a demissão, quanto a contratação e até a retenção de talentos precisam ser bem pensadas. E um advogado de direito empresarial pode ajudar a empresa a criar uma série de boas práticas para realizar uma boa gestão de pessoas. Do recrutamento à demissão, esse profissional tem um papel importante na hora de evitar práticas contrárias à legislação ou que podem representar riscos de processos trabalhistas.
Com a contratação de um bom profissional, mesmo pequenos negócios que não possuem um departamento de RH ou uma estrutura especial para a gestão de pessoas podem evitar uma série de problemas e desgastes no futuro. Isso sem contar que uma boa assessoria jurídica também pode contribuir para a melhoria do clima organizacional. Afinal, empresas que se preocupam com seus funcionários e querem fazer tudo dentro da legalidade são mais bem vistas no mercado.
Empresas que escolhem um regime tributário que não seja adequado podem recolher mais tributos, além de ter problemas com o Fisco. Hoje todas as empresas brasileiras lidam com uma alta carga de impostos. Por isso, é essencial gerenciar o recolhimento de tributos de forma inteligente, para minimizar os impactos negativos no orçamento.
A combinação entre gestão fiscal e planejamento tributário são chaves para empresas que querem ter saúde financeira. Ambos estão relacionados ao controle do recolhimento de tributos e o cumprimento de obrigações acessórias. No entanto, enquanto a gestão fiscal avalia os impactos dos tributos na empresa como um todo, o planejamento trata de encontrar a melhor solução e o melhor momento para o recolhimento de cada um dos impostos os quais a empresa está sujeita.
Um advogado de direito empresarial é um profissional capacitado para oferecer soluções tributárias, garantindo assim que o recolhimento de tributos não atrapalhe o financeiro de um negócio.
A legislação prevê diferentes tipos de empresas com modelos societários distintos. Antes mesmo de abrir um negócio e obter um CNPJ é fundamental conhecer quais são as estruturas legais existentes e qual delas é mais adequada ao seu modelo de negócios.
A escolha do modelo societário de uma empresa é um passo extremamente importante, já que além de determinar o regime tributário, alguns modelos são mais favoráveis à entrada de investidores.
Ainda que a legislação permita a migração de um modelo societário para o outro, a escolha equivocada pode trazer uma série de transtornos como uma carga tributária alta, por exemplo. Isso sem mencionar na burocracia que envolve a mudança de um modelo para o outro.
A escolha do modelo societário é um ponto estratégico para todas as empresas e merecem atenção do empresário desde a constituição do negócio até o seu desenvolvimento.
Um advogado de direito empresarial é um profissional capacitado para oferecer soluções nas mais diversas questões societárias de um negócio. Ele pode auxiliar no planejamento, em melhores decisões, além de claro, conduzir todas as questões burocráticas orientando a empresa da melhor forma possível.
A legislação conta com uma série de comandos e diretrizes que se aplicam à inúmeras situações. Por isso, empresas que visam cumprir com as leis, devem contar com um trabalho focado em suas rotinas, para que possam adequar suas práticas.
Não é segredo para ninguém que hoje o Judiciário está cheio de processos e sua atuação tornou-se bastante morosa. A falta de eficiência do Judiciário traz problemas não apenas para a sociedade como um todo, como também impacta o dia a dia e o orçamento das empresas. Devido à demora, ter um processo na Justiça custa cada vez mais caro, já que além das custas a empresa precisa arcar com os honorários advocatícios. Portanto, evitar as demandas judiciais adequando as rotinas da empresa pode ser um investimento que gera economia para o seu negócio.
Problemas jurídicos, além de consumirem recursos do orçamento, podem afetar a imagem da empresa, tornando-se um entrave para o sucesso de um negócio.
Em um mercado global e altamente competitivo, investir em consultoria jurídica, boas práticas e em um bom advogado de direito empresarial não é apenas uma tendência. Essa é a “receita” para preservar recursos financeiros com problemas jurídicos e, assim, investir no futuro do seu negócio.
Você está pensando se contratar um advogado de direito empresarial de fato oferece soluções para o seu negócio? Entre em contato e saiba como podemos lhe ajudar!