Black Friday: 3 dicas para proteger sua empresa


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A Black Friday 2021 está chegando – acontecerá na sexta-feira, 26/11 – trazendo com ela muitas promoções e ocasionais “dores de cabeça” para os proprietários de empresas, que devem estar preparados não apenas para um maior volume em suas vendas, mas também para lidar com quaisquer problemas que possam surgir devido às transações efetuadas.

Pensando nisso, a Leopoldo Nascimento Advogados preparou este artigo sobre a data, com dicas práticas e eficientes para que sua empresa possa estar protegida em relação aos aspectos legais. Venha conferir!

O que é a Black Friday?

Surgida nos Estados Unidos, mais precisamente na Filadélfia, em meados da década de 1950, a Black Friday tem uma origem bastante curiosa:

Em uma sexta-feira de novembro, logo após o tradicional feriado de Ação de Graças americano, muitas pessoas aproveitaram que as lojas da Filadélfia estavam realizando promoções para adquirirem o que queriam ou precisavam.

O comércio viu na data a oportunidade perfeita pois, após o feriado, bastante gente estava de folga, isso sem falar na proximidade com o Natal. A Black Friday tornou-se ideal para iniciar a temporada de compras natalinas.

Devido ao grande número de consumidores, a força policial da época intitulou o dia como Black Friday. A moda pegou e, anos depois, esse já era um termo consolidado em todos os Estados Unidos que acabou sendo exportado para o mundo todo.

Atualmente, no Brasil, a Black Friday é um dia bastante esperado pelos consumidores, que veem nela a oportunidade de comprar os mais variados itens com preços mais atrativos que vão além dos tradicionais descontos costumeiramente oferecidos pelo comércio no geral.

Como proteger sua empresa?

Para evitar quaisquer problemas relacionados à Black Friday para a sua empresa, é possível seguir alguns passos simples, porém eficientes, resguardando seu negócio de eventuais prejuízos e até mesmo de contenciosos. Para auxiliar, separamos três dicas sobre como proteger sua empresa. 

Tenha claras e visíveis todas as políticas da empresa

Principalmente se você efetua vendas ou prestação de serviços online, deve ter em local de fácil visualização todas as políticas relacionadas à jornada de compra dos seus clientes, como por exemplo, política de pagamento, política de trocas e devoluções, política de entrega e, mais recentemente, política de privacidade, seguindo a LGPD.

Já se você trabalha com vendas presenciais, deve deixar todos os pontos relacionados a essas políticas muito bem claros no momento de efetuar suas vendas na Black Friday, evitando o famoso “mas eu não sabia disso”, muitas vezes utilizado por clientes desavisados.

Ter uma cópia do Código de Defesa do Consumidor atualizada e à vista também ajuda, pois traz a credibilidade de que seu negócio conhece a lei e a está cumprindo.

Porém, mais importante do que ter todas essas políticas esclarecidas, é praticá-las, pois é o efetivo cumprimento delas que vai deixar os clientes satisfeitos e cientes de que estão recebendo exatamente por aquilo que pagaram.

Conceda descontos reais na Black Friday

No Brasil, a Black Friday se popularizou também como “Black Fraude” visto que muitas empresas acabavam por conceder descontos irreais aos consumidores na ocasião.

Por exemplo, uma loja que vendia um produto ao longo do ano por R$ 100, pouco antes da Black Friday, aumentava o preço dele para R$ 200 e, no dia da promoção, baixava novamente para R$ 100, informando que o produto estava com 50% de desconto.

A prática, totalmente condenável, foi amplamente contestada por consumidores, que alegavam estar pagando “a metade do dobro do preço” e chegou a abalar a credibilidade da Black Friday no Brasil anos atrás. 

Para evitar quaisquer problemas, os descontos concedidos na data devem ser reais. Além disso, com a evolução da tecnologia, já existem sites e aplicativos que monitoram os preços praticados pelos mais variados estabelecimentos apenas para alertar os consumidores sobre a veracidade dos descontos oferecidos.

Comunique-se formalmente com seus clientes

Sabemos que em uma data como a Black Friday, em que a tendência é um aumento exponencial no número de vendas, podem acontecer diversos imprevistos. É possível que haja falta de mercadoria, que exista problemas com as empresas de entrega, que aconteçam erros com as operadoras de pagamento. 

Assim sendo, é essencial que se algo der errado, o cliente seja comunicado de maneira formal, por e-mail, por exemplo, sobre o andamento do seu pedido e o imprevisto ocorrido. O pós-venda é tão importante como a venda em si e deve ser tratado com muita atenção.

Inclusive, ter documentado os eventuais imprevistos é uma forma de, em caso de contencioso, provar que tudo o que estava ao alcance da empresa foi feito e que não houve má-fé em nenhuma conduta.

Contenciosos: como agir?

Mesmo tomando todas as medidas necessárias para evitar contenciosos relacionados à Black Friday, eles podem surgir, trazendo a pergunta: como agir?

Buscar a consultoria ou assessoria de um escritório de advocacia versado em Direito do Consumidor é a melhor saída. Com um time de especialistas é possível minimizar as perdas, garantindo não apenas a saúde financeira da sua empresa, como também a credibilidade dela junto aos seus clientes e consumidores.

A Leopoldo Nascimento Advogados conta com uma equipe especializada em direito do Consumidor e está aqui para ajudar sua empresa no que precisar! Entre em contato com a gente, ficaremos felizes em auxiliar.



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