A legislação trabalhista é repleta de ramificações, o que a torna bem complicada principalmente no mundo corporativo. Ter o auxílio de advogados trabalhistas é imprescindível para pequenos e grandes empresários.
Carteira de trabalho, acordos, férias, jornada, piso salarial, etc. São muitas as responsabilidades e preocupações que todo empreendedor precisa estar à frente, sem contar na atenção à legislação, que sofre alterações.
Por isso, o melhor a se fazer é procurar um profissional da área. Neste post, vamos mostrar o que os advogados trabalhistas fazem, como eles podem ajudar sua empresa e a importância que podem fazer com o trabalho preventivo. Confira!
Os advogados trabalhistas lidam com as questões que envolvem patrões e empregados.
O profissional dessa área atua em consultorias, na prevenção de possíveis conflitos, é representante legal de uma das partes (empregado ou empregador) e atua essencialmente caso haja um processo na justiça pelo não cumprimento da lei ou de normas trabalhistas que envolvem a empresa na qual orienta.
Em contrapartida, um advogado previdenciário é responsável por cuidar das questões que envolvem pendência ou legalização diante de órgãos de previdência social ou privada. Ele busca assegurar os direitos mínimos para sua sobrevivência, como os tipos de aposentadoria e recolhimentos.
Sua atuação é de extrema importância, tendo em vista a pouca informação acerca da previdência e as muitas dúvidas geradas nesta fase sensível que clientes passam.
Boa parte das empresas enfrentam grandes problemas quando se trata de fiscalização do trabalho, por não procurarem o auxílio de advogados trabalhistas, tendo em vista que esse profissional representa uma vantagem estratégica no acompanhamento dessas fiscalizações.
A consultoria de advogados trabalhistas tem cunho preventivo e é uma poderosa ferramenta para o empresário. Isso porque prevê riscos e auxilia no cumprimento de obrigações legais, sejam no âmbito trabalhista ou tributário, por exemplo.
Estes profissionais se atentam às normas legais do trabalho, orientam o empreendedor no cumprimento adequado dos contratos e impedem que a empresa tenha reclamações trabalhistas, em virtude de tomada de decisão inapropriada. Além disso, a advocacia trabalhista para empresas pode conduzir uma defesa eficiente, no caso de eventuais ações judiciais.
Portanto, caso sua empresa receba uma multa, por algum motivo, o advogado trabalhista intervirá em sua defesa perante os órgãos fiscalizadores.
No meio empresarial é quase impossível encontrar um empregador que não tenha pendências a serem resolvidas com o seu trabalhador. Infelizmente algumas empresas preferem manter uma postura errada com seus colaboradores, por falta de informação ou por não querer dar a importância e seriedade que o assunto merece.
Existem muitos gestores desinformados que acreditam que só devem procurar por um advogado, quando há uma emergência judicial a ser resolvida, no entanto, quando um processo por meios legais é iniciado, pode ser tarde demais evitar um “confronto”.
Mas antes de se chegar a uma crise, faz-se urgente a atuação preventiva dos advogados trabalhistas em uma empresa. Esta medida, como mencionada anteriormente, evita a atuação reativa (regularização da empresa após ocorrência), passivos trabalhistas no futuro e garante mais segurança jurídica.
A gestão empresarial regida por advogados trabalhistas qualificados encontra muitas vantagens, podendo-se elencar: previsão de problemas, agilidade, redução de ocorrências no cumprimento da lei, segurança jurídica para empresa e diminuição de custos e riscos.
Ou seja, mapeando os processos internos, verificando erros e aplicando soluções dificilmente haverá consequências graves à empresa.
Quando situações assim acontecem, traz uma verdadeira desordem para as rotinas administrativas de qualquer empresa.
Infere-se que o trabalho preventivo antecipa e evita tais problemas legais, que são recorrentes em muitas empresas. O desempenho dos advogados trabalhistas é pautado na segurança jurídica, em que se preza regular condutas e garantir aos cidadãos os seus direitos naturais.
Contudo, não se esgotam por aí as atividades deste profissional que domina as leis aplicáveis. Ele consegue evitar interpretações equivocadas, possivelmente encontradas em lacunas na lei, e resolver pendências antes de um trabalhador ingressar em uma ação judicial, por exemplo.
Isso nos revela as múltiplas facetas que este profissional possui, uma vez que ele afasta os conflitos e as disputas que podem aparecer em qualquer relação empresarial, com colaboradores, clientes, sócios ou até mesmo em questões fiscais. E o mais importante:
uma empresa resguardada juridicamente terá muito menos despesas com pagamentos indenizatórios, incluindo despesas processuais e advocatícias.
Não obstante, é claramente profícua a contratação de um advogado trabalhista.
Entre em contato com a nossa assessoria jurídica e obtenha mais ajuda para sua empresa.
Siga a Leopoldo Nascimento Advogados no Instagram e fique por dentro de assuntos relevantes do mundo do Direito!