O direito no trabalho é um dos mais importantes campos de atuação da advocacia, que abrange as normas e leis das relações de trabalho. Os advogados trabalhistas representam um importante ponto de intermediação entre os trabalhadores e as empresas.
São essenciais para garantir o cumprimento das leis determinadas pela CLT, preservar a dignidade dos trabalhadores e assegurar a proteção da força de trabalho.
Uma de suas funções é reforçar o equilíbrio das questões trabalhistas ao dotar o empregado de poder jurídico, uma vez que, de forma geral, o empregador conta com a superioridade econômica na relação.
Mas também atuam junto às empresas, oferecendo segurança jurídica, que pode tanto resolver os problemas de maneira mais rápida quanto prevenir o surgimento de novas complicações legais.
É necessário lembrar que, segundo a lei, ao perder um processo trabalhista, as empresas são obrigadas a assumir os custos referentes ao advogado do empregado que ganha a causa.
Sendo assim, é muito mais vantajoso investir dinheiro na própria consultoria jurídica para evitar o surgimento de novos processos, que podem gerar muitos prejuízos financeiros, entre indenizações e pagamento da defesa.
Índice
Com o seu conhecimento da lei e dos processos legais, advogados trabalhistas podem atuar resolvendo pendências e agilizando trâmites judiciais.
Independentemente de você ser o empregado ou o empregador, ao contratar advogados trabalhistas, você ganha assistência especializada para avaliar e acompanhar o seu caso com profissionalismo e atenção.
Dados do Tribunal Superior do Trabalho (TST) mostram que 40% dos processos trabalhistas são solucionados por meio de acordos. Em outras áreas do Judiciário, esse percentual cai para apenas 17%, ou seja, menos da metade.
Por conta da alta demanda de processos na Justiça, as varas do trabalho procuram resolver os processos com acordos na maior parte dos casos.
Por isso, são realizadas iniciativas como os Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc), audiências de conciliação em que a presença de um representante do trabalhador é obrigatória.
Ao contratar advogados trabalhistas, você tem maiores possibilidades de conseguir resolver sua situação com resolução de conflitos.
Em uma empresa, o departamento de Recursos é responsável por administrar os direitos e deveres dos seus trabalhadores.
Por isso, é muito importante contar com a assistência de advogados trabalhistas para acompanhamento da relação entre empresa e empregados.
Ao integrar o direito trabalhista à equipe de RH, você pode contar com estratégias preventivas para lidar com sua equipe de trabalho, o que pode aumentar os níveis de satisfação dos seus colaboradores.
Estes profissionais podem atuar no planejamento e elaboração de contratos de trabalho, quando necessário; adequação de valores salariais e jornadas de trabalho, conforme a lei; pagamento de horas extras; cumprimento de convenções coletivas; elaboração de acordos junto às autoridades sindicais, entre outras atividades.
Nos últimos anos, especialmente com a aprovação da Reforma Trabalhista, as leis firmadas na CLT passaram por grandes e profundas modificações.
Além disso, outros eventos, como o advento da pandemia e a modernização da tecnologia, impulsionaram o trabalho à distância, que tem ganhado cada vez mais força, o que não era uma realidade a alguns anos atrás.
Todas essas mudanças fazem com que os empresários tenham que se esforçar para se manter atualizados em relação às leis trabalhistas e, assim, não cometer nenhuma infração.
Com isso, torna-se fundamental recorrer aos advogados trabalhistas para entender as novas realidades no que diz respeito ao direito do trabalhador – e uma consultoria jurídica especializada é ideal para isso.
Com a pandemia de coronavírus, muitas empresas têm vivido momentos de crise financeira.
Problemas econômicos têm surgido e levado os empresários a recorrerem a medidas versáteis para evitar prejuízos.
Mas o que muita gente não sabe é que os advogados trabalhistas podem ser fundamentais neste processo.
Como já foi explicado, a importância da consultoria jurídica empresarial em tempos de crise é enorme.
Estes profissionais podem atuar intermediando acordos, agilizando trâmites judiciais, analisando contratos, entre outras funções.
Também atuam de forma preventiva, acompanhando riscos e evitando situações danosas ao supervisionar atividades como contratações e demissões de funcionários.
Se você ainda tem dúvidas sobre como a advocacia trabalhista pode ajudar a sue empresa, entre em contato conosco!