Black Friday 2022: como evitar golpes e o que fazer se você cair em um?


Advogados Associados

Uma grande data do comércio varejista está chegando, a famosa Black Friday. 

Só no ano de 2021, a data movimentou R$5,4 bilhões no e-commerce nacional, tendo um crescimento de 5,8% em relação ao ano anterior. Os dados são da Neotrust, responsável por auditar as vendas do mercado digital. 

A Black Friday é conhecida pelos grandes descontos disponibilizados aos clientes, podendo chegar até em 80%, tanto em lojas físicas quanto em lojas online.

Mas para aproveitar a data, é importante se proteger dos golpes, afinal existem pessoas mal intencionadas dispostas a se aproveitar da desatenção dos consumidores frente à empolgação com os descontos.

Mas não se preocupe! Para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar golpes, e como agir caso você caia em algum. Vamos lá?

Black Friday: o que é, como surgiu e quais são suas principais vantagens?

O termo Black Friday surgiu nos Estados Unidos, mais precisamente na Filadélfia, em meados da década de 1950. Tradicionalmente, após o feriado de “Thanksgiving” (Ação de Graças), muitas pessoas aproveitam que as lojas realizam promoções para irem às compras.

Desde então, o evento vem acontecendo tradicionalmente na 4ª sexta-feira do mês de novembro na maioria dos países.

Com toda essa agitação após o feriado, o comércio viu na data a oportunidade perfeita para dar início a temporada de compras natalinas, aproveitando também para fazer a liquidação dos estoques antes da renovação dos preços.

No Brasil, a Black Friday começou a ser promovida somente em 2010, apresentando resultados surpreendentes em sua primeira edição, que ocorreu no dia 28 de novembro.

Para os consumidores, a principal vantagem da data é aproveitar os descontos únicos que só são encontrados neste dia para comprar itens de suas listas. Já para os lojistas, é a oportunidade ideal para vender mais, acabar com os estoques parados e atrair novos clientes. 

Como evitar golpes nas compras na Black Friday?

Quer aproveitar a data sem correr riscos de cair em golpes com falsos descontos, fretes abusivos ou propaganda enganosa? Então, confira algumas dicas para aproveitar o melhor da Black Friday:

Busque comprar de empresas conhecidas

Quanto mais você conhecer a loja em que está comprando, menores as chances de cair em golpes. Por isso, prefira comprar de empresas conhecidas.

Desconfie de preços muito abaixo dos da concorrência

Você já se deparou com ofertas mirabolantes, principalmente na internet? O barato pode acabar saindo caro.

Muitos anúncios com preços altamente atrativos podem acabar chamando a atenção dos consumidores, fazendo com que caiam em golpes. 

Por isso, sempre desconfie e pesquise os preços dos produtos de seu interesse em outros locais para verificar a média de preços antes de tomar uma decisão.

Se for comprar online, verifique a confiabilidade do site e os comentários, avaliações e reclamações

Como já mencionamos, conhecer a loja é fundamental. No caso de lojas que você não conhece, procure o máximo de informações possíveis, como comentários de outros consumidores que já adquiriram itens no local, avaliações dos produtos comprados e possíveis reclamações a respeito da empresa.

Utilize uma rede de internet segura e opte por guias anônimas

A janela anônima é mais segura do que a que usamos habitualmente, pois não ficam salvos os nossos dados cadastrais, por exemplo. Por isso, na hora de realizar compras pela internet, prefira esta opção. 

Além disso, utilize uma rede de internet segura e não faça compras em rede Wi-Fi pública.

Em compras presenciais, confira o valor digitado na maquininha e não perca seu cartão de vista

Não se distraia na hora de fazer o pagamento em compras presenciais. Sempre verifique o valor digitado no painel da máquina de cartão, tome cuidado ao digitar a senha e não perca o seu cartão de vista.

Prefira cartão de crédito na compra (cartão virtual único é a melhor opção)

Nas compras online, uma ótima opção é usar o cartão virtual único, em que o banco gera um número novo para cada compra, o que aumenta a segurança. Além disso, é mais fácil conseguir o estorno da compra caso algo dê errado, caso o pagamento tenha sido efetuado via cartão, ao invés de boleto ou PIX.

Se for usar boleto ou PIX, confira os dados do beneficiário e se batem com a empresa que você está comprando

Ao optar pelo pagamento através de outros meios como os boletos ou PIX, confirme se os dados estão corretos antes de pagar, veja se o valor cobrado está certo e certifique-se de que você recebeu o boleto de uma fonte segura.

Caiu em um golpe? O que fazer?

É mais comum que os golpes na Black Friday aconteçam principalmente na internet, por isso conheça os seus direitos. Temos um artigo completo sobre eles. Clique aqui para acessar. 

Se mesmo tomando todos os cuidados você ainda cair em um golpe, saiba que no caso de lojas online, você tem o seu direito de arrependimento garantido. Essa garantia é obrigatória por lei e consta no Art. 26 da Lei n. 8.078/90.

No caso de compras realizadas em lojas físicas é preciso verificar a política interna do estabelecimento, pois não há disposição legal que regule essa situação.

Se os seus dados forem roubados por sites, o recomendado é fazer um boletim de ocorrência para se garantir caso eles sejam utilizados de forma indevida posteriormente. No caso de números de cartão, entre em contato com a instituição financeira para realizar o cancelamento o mais rápido que conseguir.

Também é possível procurar os seus direitos legais junto aos órgãos de proteção ao consumidor (PROCON) ou até mesmo contar com assistência jurídica. 

A Leopoldo Nascimento Advogados conta com profissionais especializados em diversas áreas, como a de Direito do Consumidor. Entre em contato conosco, clicando aqui!



Publicações Relacionadas

×